top of page

NÃO ARRISQUE,
GARANTA UMA ETIQUETA A

Avalie seu edifício antes de solicitar a etiqueta e evite surpresas desagradáveis com uma nota baixa na análise oficial.

PBE Edifica é o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetam (PBE) e foi desenvolvido em parceria entre o Inmetro e a Eletrobrás/PROCEL Edifica.

Para avaliação e emissão da etiqueta, os edifícios foram divididos em duas categorias: Edificações comerciais, de serviços e públicas e Edificações Residenciais. A primeira é avaliada com base no RTQ-C (Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos), enquanto a segunda utiliza o RTQ-R (Regulamento Técnico da Qualidade para  o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais).

Os edifícios que desejam ser avaliados submetem sua documentação para ser avaliada e receber a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), do Inmetro. Independentemente de cumprir ou não os requisitos, todos os edifícios que solicitarem a avaliação receberão uma etiqueta, o que muda é a nota obtida através da análise das informações prestadas.

O que é etiquetagem
pbe edifica?

por que fazer a consultoria?

No decorrer do processo de consultoria, todos os procedimentos de avaliação que serão feitos pelo OIA (Organismo de Inspeção Acreditado), para a emissão da etiqueta, é replicado por nós. Isso permite que possíveis problemas, que reduziriam a nota final da edificação, sejam identificados ainda na etapa de desenvolvimento do projeto arquitetônico e sejam alterados, sem detrimento a etiqueta final.

Como consultores nossas funções também incluem:

- Intermediar a comunicação entre OIA e o cliente;

- Coletar e organizar qualquer informação técnica sobre o processo;

- Propor mudanças e soluções ao projeto que ajudem a aumentar sua nota final.

QUAIS as etapas da avaliação de etiquetagem?

Os edifícios podem/devem ser etiquetados em duas etapas: durante o Projeto e depois do Edifício Construído. Na primeira fase, são avaliados o projeto e todos os detalhamentos necessários para compreender o que se planeja construir, então é emitida a Etiqueta de Projeto com sua nota. Para que essa nota seja confirmada no edifício construído, é preciso documentar o processo de execução da obra e submeter o empreendimento para uma avaliação in loco - que receberá então uma nova etiqueta com uma nova nota - que pode diferir do obtido no projeto, caso o que foi proposto não tenha sido cumprido.

No caso de edifícios prontos ou de reformas, tira-se diretamente a Etiqueta de Edifício Construído, porém é preciso submeter o projeto as built para avaliação antes que a inspeção in loco seja feita.

QUAIS OS TIPOS DE etiqueta?

COMERCIAIS, DE SERVIÇOS E PÚBLICAS

RESIDENCIAIS

EDIFICAÇÕES COMERCIAIS, DE SERVIÇOS E PÚBLICAS

A etiqueta para edifícios comerciais, de serviços e públicos avalia três sistemas para determinar a nota da edificação: envoltória (paredes e cobertura), iluminação e condicionamento de ar. As edificações que compõem essa categoria são caracterizadas por não possuir finalidade residencial ou industrial.
Alguns exemplos exemplos são:
- ambientes de hospedagem;
- bancos;
- escolas e estabelecimentos de ensino;
- escritórios e edifícios empresariais;
- estabelecimento de vendas de mercadorias em geral;
- hospitais, postos de saúde e clínicas;
- instituições ou associações de diversos tipos;
- preparação e venda de alimentos
- prestação de serviços;
- sedes de empresas.

EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS

A etiqueta para edifícios residenciais são caracterizados por possuir fins habitacionais e está dividida em três subcategorias: unidades habitacionais autônomas (casas ou apartamentos), edificações multifamiliares e áreas de uso comum. Nos três casos são avaliados dois fatores para determinar a nota da edificação: envoltória (paredes e cobertura) e o sistema de aquecimento de água, os sistemas presentes nas áreas comuns são analisados apenas nos dois últimos casos. No caso de edificações de uso misto, onde há espaços residenciais e comerciais/serviços, a avaliação deve ser feita separadamente para cada tipo de uso.

COMO É A ETIQUETA?

A ENCE (Etiqueta Nacional de Eficiência Energética) possui uma escala de avaliação que vai de A (mais eficiente) a E (menos eficiente). A nota geral na Etiqueta de edifícios comerciais, de serviços e públicos é obtida da combinação do cumprimento dos pré-requisitos, notas individuais de envoltória, iluminação e condicionamento de ar e as bonificações aplicáveis. Já no caso da Etiqueta residencial é determinada pela notas de envoltória e aquecimento de água e bonificações aplicadas.

A nova etiqueta, em processo de implementação, conta com um QR-CODE que dá acesso a informações adicionais sobre os resultados obtidos pelo empreendimento durante a avaliação, para uma melhor compreensão na nota alcançada.

Etiqueta Geral PBE Edifica
Etiqueta PBE Edifica Página Adicional

Páginas adicional

Etiqueta PBE Edifica Página Adicional

Páginas adicional

Faça a sua consultoria

Ao fazer avaliações teste antes de iniciar o processo de etiquetagem, é possível ajustar o projeto para que ele atinja a nota desejada durante a análise do OIA, garantido que os resultados esperados sejam obtidos, podendo assim tirar todo proveito comercial que a certificação proporciona.

PERGUNTAS FREQUENTES

Qual a metodologia usada na consultoria?

A consultoria para a etiqueta de projeto é realizada através do método prescritivo, porém, em casos onde o método prescritivo não consegue avaliar corretamente a edificação, a parte de simulação é terceirizada, não prejudicando a consultoria. Já para a etiqueta de edifício construído, o processo é feito todo in loco, durante a construção do edifício.

Quem avalia o projeto para a emissão da etiqueta?

A avaliação e emissão da Etiqueta PBE Edifica é feita pelos OIAs (Organismos de Inspeção Acreditado) - empresas que obtiveram o reconhecimento formal da Coordenação Geral de acreditação do Inmetro quanto a sua competência para realizar os serviços de inspeção de projeto e/ou edificações construídas.

Quanto custa uma etiqueta?

Conforme referência do site oficial, o custo para obtenção da etiqueta para edificações comerciais, de serviços e públicas podem variar, em média, entre R$11.000,00 (onze mil reais) e R$22.000,00 (vinte e dois mil reais). No entanto, o custo real depende de diversos fatores, como: tamanho da edificação, complexidade e método de avaliação escolhida (simulação ou prescritivo)., além do fato que OIAs podem fornecer orçamentos diferentes.

A etiquetagem é obrigatória?

Desde 2014, a Etiquetagem de Edificações tornou-se obrigatória em edifícios da Administração Pública Federal, direta, autárquica e fundacional, tanto para edificações novas quanto para reforma., para os demais casos, a adesão é voluntária.

Porque etiquetar?

Nos casos de adesão voluntária, o maior incentivo a etiquetagem é o diferencial em relação a imóveis que não foram etiquetados. Ter esse Selo de Conformidade mostra aos proprietários e possíveis compradores a potencial economia energética que aquela escolha proporcionará durante seu uso.

Por que fazer pbe edifica ao invés do leed ou aqua?

O PBE Edifica não funciona como um substituto para o LEED ou o AQUA. No PBE são avaliados apenas os fatores relacionados a eficiência energética da edificação, enquanto os outros dois avaliam aspectos globais. Essa diferença de escopo fica clara quando comparado os custos efetivos e agregados de cada certificação.

No entanto, a familiaridade do público leigo com as etiquetas ENCE, do Inmetro, e o baixo custo do processo, quando comparado a certificações de finalidade global, são os dois grandes benefícios proporcionados pelo PBE Edifica.

  • Whatsapp
bottom of page